quarta-feira, 19 de maio de 2021

Origem das Motocicletas Amazonas.

Em 1970 dois homens tiveram uma ideia de criar uma motocicleta com o motor de fusca, assim nascia a Amazonas Motocicletas Especiais (AME). O nome dos dois responsáveis de criar o protótipo são, Luiz Antônio Gomide e José Carlos Biston, o modelo tinha mais de 300 kg e o motor 1.500 cc a ar da Volkswagem, que usava no fusca e alguns outros modelos da época.

Ame 1.600.
Esses loucos tiveram uma ideia que deu certo, o primeiro modelo chamada de Turismo de Luxo trazia uma novidade, a marcha ré. Mas não poderia ter outra novidade já que, os modelos tinham mais de 300 kg. Por que tiveram essa ideia? A resposta tem haver com a história brasileira.
Os militares na década de 70 proibiram a comercialização de veículos importada de alta potencia. Então Gomide e Biston tiveram a ideia de unir o motor Volks refrigerado a ar com um chassi de uma Harley-Davidson. Após passar por um rigoroso teste, uma empresa se interessou pela produção em linha do veículo. Foi criado um novo projeto, agora mais incorporado e bem detalhado, com peças do mercado nacional da época, como painel elétrico, farol e outras coisas.
Em 1977 a IPt (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) aprovou o protótipo e, em 1978 a produção em escala da nacional motocicleta do modelo "estradeira" iniciou. Outros países simpatizaram com o estilo da moto, e fizeram exportações, então se você estiver viajando ou morando por países como, Alemanha, Estados Unidos,  França, Japão e Suíça, poderás deparar-se com uma moto dessas.
Amazonas 1.600
 Guilherme Hannud Filho comprou a fabrica em 1986, que manteve a produção ate 1988 quando finalizou as atividades. Iniciando a década de 90, os criadores dessa máquina produziram um novo modelo, a chamaram de Kahena. Teve uma melhora no chassi, transmissão cardã, e suspensão traseira mono braço. Esse modelo por ser todo trabalhado na produção artesanal, o valor era absurdo, por esse motivo tem poucos modelos rodando por ai, a produção teve um fim no final dos anos 90.
Amazonas 1.500
Essa empresa deixou saudades a muitos amantes da época, inclusive a agentes rodoviários da década. 

A empresa passou 11 anos sem produzir nada, mas com aquelas promessa que nos anos seguintes voltariam a produzir. Só que em 2010, junto com a empresa Loncin Corporation, acreditasse que a AME foi vendida pra esta, começou uma produção de modelos novos. A empresa chinesa com sua sede na Zona Franca de Manaus, deu inicio neste ano a alguns exemplares, nada de exagero dessa vez, motores entre 110 a 250 cilindradas. A fabrica cogitou a produção do motor 300 cilindradas flex, mas é só o que se sabe, não tem informações se chegou a ser produzida.
Até hoje não se sabe se ainda continua a produção dos veículos ou se parou, mas é sabido que o exemplar mais novo é datado no ano de 2017. Sendo assim fazendo-se uma empresa não muito competitiva, e pelo jeito não agradou a muitos pelo Brasil. Mas uma brasileira que ficou esquecida e se perdeu na história, que pena, mas quem tem algum exemplar dos modelos como motor Volks, a conserva e não quer se desfazer.
Amazonas 1.600 PRF





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