Agrale é uma empresa legitimamente brasileira que em 1984 iniciou a montagem de motocicletas na Zona Franca de Manaus. Infelizmente hoje desativada.
Agrale SL. |
Apesar de ser uma empresa com seguimento em maquinas pesadas como: Tratores, Caminhões e veículos de porte semelhante; Na década de 80 decidiu fazer um acordo com a italiana Cagiva, que fabricava motocicletas. A Agrale viveu pouco tempo no ramo, a produção de motocicletas durou entre os anos de 1984 a 1997.
Agrale Sport 50, Pela Pastore. |
Bastou esses 13 anos para deixa muitos amantes da marca ate hoje com esperança que a brasileirinha volte a ser produzida. Seu motor dois tempos, o motor muito potente, deixava os jovens loucos, fazendo com que a Agrale ficasse frente a frente com a Honda na época.
Agrale XT 50. |
A sua outra concorrente e com mesmo tipo de motor era a Yamaha, usava tanto o motor de dois e quatro tempos, mas o mais vendido era o dois tempos, logico... a diversão era ser empurrado pra traz quando acelerava. Explorando cilindradas diferentes e meios termos como SXT 27.5 E (Explorer), tinha o motor de 275 cc que na época sua rival Honda tinha a 200 cc só que quatro tempos, e a outra que não era tão rival a Yamaha tinha 225 cc dois tempos.
A ruína da Agrale foi, a dificuldades de peça, por ser de produção italiana, era um pouco caro tem uma motocicleta da marca, mas continuou persistindo. Os patriotas amavam a marca sua moto mais falada ate os dias atuais é a Elefantré 30.0, foi o ultimo modelo da marca e mostrava robustez, conforto e potencia. Mas a fragilidade das peças ainda era um ponto negativo, quadro do chassis quebrava próximo ao banco do carona, outros modelos tinha o amortecedor frágil, mas o brasileiro deu um jeito em tudo, por que você sabe né, o brasileiro tem que ser estudado pela NASA.
Os usuários trocavam as peças por outras de outras motos que era de formatos e modelos similares. O uso de soldas reforçava o chassis com acabamentos frágeis.Agrale City 50.
Hoje a Agrale é uma moto cara e dependendo do estado o proprietário não quer vender, também é muito procurada para o estilo Cross, com alterações que melhorem seu desempenho é uma moto "top", meu tio pilotou uma, e disse que na época ela hoje é como se fosse a XRE 300, em força, tirando a parte que trinca o cabeçote (rsrsrrsrs...), e pra não ficar repetitivo por muitos, essa é a história da Motocicleta Agrale pelo que pesquisei.
Agrale City 90. |
As Motocicletas Agrale chegou ao fim em 1997, deixando um legado, de um mix de cores, estilos, e varias diversidades que suas concorrentes usam ate hoje para se manter no mercado.
Agrale SXT 16.5. |
Logo da Agrale. |
Sem comentários:
Enviar um comentário