quarta-feira, 19 de maio de 2021

Origem das Motocicletas Amazonas.

Em 1970 dois homens tiveram uma ideia de criar uma motocicleta com o motor de fusca, assim nascia a Amazonas Motocicletas Especiais (AME). O nome dos dois responsáveis de criar o protótipo são, Luiz Antônio Gomide e José Carlos Biston, o modelo tinha mais de 300 kg e o motor 1.500 cc a ar da Volkswagem, que usava no fusca e alguns outros modelos da época.

Ame 1.600.
Esses loucos tiveram uma ideia que deu certo, o primeiro modelo chamada de Turismo de Luxo trazia uma novidade, a marcha ré. Mas não poderia ter outra novidade já que, os modelos tinham mais de 300 kg. Por que tiveram essa ideia? A resposta tem haver com a história brasileira.
Os militares na década de 70 proibiram a comercialização de veículos importada de alta potencia. Então Gomide e Biston tiveram a ideia de unir o motor Volks refrigerado a ar com um chassi de uma Harley-Davidson. Após passar por um rigoroso teste, uma empresa se interessou pela produção em linha do veículo. Foi criado um novo projeto, agora mais incorporado e bem detalhado, com peças do mercado nacional da época, como painel elétrico, farol e outras coisas.
Em 1977 a IPt (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) aprovou o protótipo e, em 1978 a produção em escala da nacional motocicleta do modelo "estradeira" iniciou. Outros países simpatizaram com o estilo da moto, e fizeram exportações, então se você estiver viajando ou morando por países como, Alemanha, Estados Unidos,  França, Japão e Suíça, poderás deparar-se com uma moto dessas.
Amazonas 1.600
 Guilherme Hannud Filho comprou a fabrica em 1986, que manteve a produção ate 1988 quando finalizou as atividades. Iniciando a década de 90, os criadores dessa máquina produziram um novo modelo, a chamaram de Kahena. Teve uma melhora no chassi, transmissão cardã, e suspensão traseira mono braço. Esse modelo por ser todo trabalhado na produção artesanal, o valor era absurdo, por esse motivo tem poucos modelos rodando por ai, a produção teve um fim no final dos anos 90.
Amazonas 1.500
Essa empresa deixou saudades a muitos amantes da época, inclusive a agentes rodoviários da década. 

A empresa passou 11 anos sem produzir nada, mas com aquelas promessa que nos anos seguintes voltariam a produzir. Só que em 2010, junto com a empresa Loncin Corporation, acreditasse que a AME foi vendida pra esta, começou uma produção de modelos novos. A empresa chinesa com sua sede na Zona Franca de Manaus, deu inicio neste ano a alguns exemplares, nada de exagero dessa vez, motores entre 110 a 250 cilindradas. A fabrica cogitou a produção do motor 300 cilindradas flex, mas é só o que se sabe, não tem informações se chegou a ser produzida.
Até hoje não se sabe se ainda continua a produção dos veículos ou se parou, mas é sabido que o exemplar mais novo é datado no ano de 2017. Sendo assim fazendo-se uma empresa não muito competitiva, e pelo jeito não agradou a muitos pelo Brasil. Mas uma brasileira que ficou esquecida e se perdeu na história, que pena, mas quem tem algum exemplar dos modelos como motor Volks, a conserva e não quer se desfazer.
Amazonas 1.600 PRF





quinta-feira, 1 de abril de 2021

Origem das Motocicletas Agrale.

 Agrale é uma empresa legitimamente brasileira que em 1984 iniciou a montagem de motocicletas na Zona Franca de Manaus. Infelizmente hoje desativada.

Agrale SL.

Apesar de ser uma empresa com seguimento em maquinas pesadas como: Tratores, Caminhões e veículos de porte semelhante; Na década de 80 decidiu fazer um acordo com a italiana Cagiva, que fabricava motocicletas. A Agrale viveu pouco tempo no ramo, a produção de motocicletas durou entre os anos de 1984 a 1997.

Agrale Sport 50, Pela Pastore.


Bastou esses 13 anos para deixa muitos amantes da marca ate hoje com esperança que a brasileirinha volte a ser produzida. Seu motor dois tempos, o motor muito potente, deixava os jovens loucos, fazendo com que a Agrale ficasse frente a frente com a Honda na época.

Agrale XT 50.

A sua outra concorrente e com mesmo tipo de motor era a Yamaha, usava tanto o motor de dois e quatro tempos, mas o mais vendido era o dois tempos, logico... a diversão era ser empurrado pra traz quando acelerava. Explorando cilindradas diferentes e meios termos como SXT 27.5 E (Explorer), tinha o motor de 275 cc que na época sua rival Honda tinha a 200 cc só que quatro tempos, e a outra que não era tão rival a Yamaha tinha 225 cc dois tempos.

A ruína da Agrale foi, a dificuldades de peça, por ser de produção italiana, era um pouco caro tem uma motocicleta da marca, mas continuou persistindo. Os patriotas amavam a marca sua moto mais falada ate os dias atuais é a Elefantré 30.0, foi o ultimo modelo da marca e mostrava robustez, conforto e potencia. Mas a fragilidade das peças ainda era um ponto negativo, quadro do chassis quebrava próximo ao banco do carona, outros modelos tinha o amortecedor frágil, mas o brasileiro deu um jeito em tudo, por que você sabe né, o brasileiro tem que ser estudado pela NASA.

Agrale City 50.
Os usuários trocavam as peças por outras de outras motos que era de formatos e modelos similares. O uso de soldas reforçava o chassis com acabamentos frágeis.

Hoje a Agrale é uma moto cara e dependendo do estado o proprietário não quer vender, também é muito procurada para o estilo Cross, com alterações que melhorem seu desempenho é uma moto "top", meu tio pilotou uma, e disse que na época ela hoje é como se fosse a XRE 300, em força, tirando a parte que trinca o cabeçote (rsrsrrsrs...), e pra não ficar repetitivo por muitos, essa é a história da Motocicleta Agrale pelo que pesquisei.

Agrale City 90.

As Motocicletas Agrale chegou ao fim em 1997, deixando um legado, de um mix de cores, estilos, e varias diversidades que suas concorrentes usam ate hoje para se manter no mercado.

Agrale SXT 16.5.



 
 



Logo da Agrale.


sexta-feira, 26 de março de 2021

A Origem da Motocicleta (Parte III)

 Continuando com a história, em 1902 a  motoneta foi inventada pelo francês Gauthier, que também se propagou com o nome Vespa. Não entrarei em detalhes sobre como é esse tipo de moto pois falarei dela mais a frente. Começou a ser fabricada em 1914 e logo teve seu auge entre os jovens, foi produzia para uso urbano, como a potencia é fraca, os jovens principalmente as mulheres, sem ser machista, mas é a parte da história a vespa hoje abrange um publico muito maior do que os do período da guerra.

Nova Vespa

E assim a Origem da motocicleta é contada por muito, inclusive agora por mim também, acredito que vocês achavam que a moto mais popular no lançamento do veículo era uma HD ou Indian. A partir de agora podemos ir a fundo em diversos assuntos sobre motocicletas.
Caricatura



 

quarta-feira, 17 de março de 2021

A Origem da Motocicleta (Parte II)

 Recapitulando um pouco, falei no post anterior uma direta e pequena história do inicio da motocicleta. E agora continuarei essa resenha que pra muitos é um estilo de vida.

Após Roper ter se mostrado ao mundo, não se conteve e foi para uma pista de corrida, Charles River. Onde desafio alguns pilotos de bicicleta contra a sua invenção melhorada, aos 73 anos Roper atinge uma media de 48 km/h na pista de madeira, hoje essa velocidade não é muita coisa, mas, na época isso era imaginável, não contente com com o seu resultado, tentou uma volta mais rápida foi quando uma falha mecânica ocorreu na parte frontal da motocicleta ele foi jogado para fora da pista onde chegou a óbito, mas o legista disse que ele não morreu da queda e sim de um infarto. E após isso as competições aumentaram, alguns competiam pelo conhecimento e outros pelo financeiro.

Na Alemanha é dito que o inventor da motocicleta é o mecânico Gottlieb Wilhelm Daimler, já que pra muitos a invenção de Roper não era uma motocicleta, e sim uma bicicleta com um motor a vapor de carvão.

Gottlieb Wilhelm Daimler

Gottlieb Wilhelm e Wilhelm Maybach juntos construíram uma moto com quadro e rodas de madeira onde seu propulsor mecânico era um motor de combustão interna em 1885, explorava 0,5 cv de potência e chegava a a um top speed de 18 km/h. Em testes seguintes Daimler usou um novo motor, criado por Nikolaus August Otto. Foi o motor que deu origem a um assunto de física, o Ciclo de Otto, criado em 1976 o o primeiro motor a combustão interna de quatro tempos era um estouro pra época.

Wilhelm Maybach

   Daimler que já tinha trabalhado para Otto, pegou esse motor e colou em sua invenção, sendo assim para alguns historiadores, a primeira Motocicleta da história. Mas ainda sim, a de Roper ainda era ha mais veloz.

Hildebrand e Wolfmüller  apresentaram a primeira motocicleta fabricada em série com fins comerciais em Munique 1894. Fazendo assim com que todos aqueles que queriam aumentar suas riquezas investissem no novo meio de transporte. Mas a fabricação das motos deles acabaram em 1897. Hoje são motos raras e de valores altíssimos. No mesmo ano do fechamento da produção, em París dois irmãos, conhecidos como irmãos russos, colocaram um motor sobre a roda dianteira de uma bicicleta, sua produção teve inicio em 1897.

Hildebrand Wolfmüller 1894


 

 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

A Origem da Motocicleta (Parte I)

A origem deste meio de transporte amado por muitos é de uma forma difícil de se dizer, assim como sua antecessora ha que deu origem ao que hoje chamamos de "motocicleta", a bicicleta. É por causa dessa magrela que a motocicleta foi inventada. Tendo conhecimento que esse meio de transporte existe a mais de 200 anos, assim como o carro ela foi feita para a retirada dos animais de dentro dos perímetros urbanos, como também questões de status na época, estou falando no século XIX, para não entrar em desavenças com historiadores, existem relatos que dizem que a bicicleta tem mais de 2,500 anos, mas isso não vem ao caso, é só a introdução para o inicio da historia que irei contar.

Imagem de como seria os modelos das primeiras bicicletas.

Como vimos acima a bicicleta quem começou com a brincadeira. A motocicleta ou motociclo, entre vários outros nomes, nada mais é que uma bicicleta modificada e cheia de anabolizante se assim posso dizer. A moto popularmente conhecida, é um veículo de duas roda, que por seguinte tem as categorias de três ou quatro rodas, são os triciclos e quadriciclos. Capaz de atingir grandes velocidades rapidamente, a moto hoje ainda é um tabu pra muita gente, fazendo assim que uma má fama se erga em cima do veículo. Mas vamos lá!
Tudo começou nos anos vinte do século XIX, quando o escocês Kirkpatrick McMillan descobriu uma forma de tracionar a roda traseira, fazendo assim os ciclistas equilibrarem-se sem por o pé no chão, daí em diante se deu inicio a evolução da bicicleta.

Kirkpatrick McMillan

E nos Estados Unidos por volta de 1867, um inventor estadunidense Sylvester Howard Roper desenvolveu o motor de cilindros a vapor, nascia assim considerados por muitos a primeira motocicleta. A moto na época que foi criada, era considerada muito perigosa, barulhenta e fedida, assim ela é descrita pela história, assustava as pessoas daquela época, principalmente os animais das carruagens dos poderosos. Com o passar dos ano Roper foi aperfeiçoando a sua invenção.
E em 1895 ele aperfeiçoou a sua "bicicleta a vapor", pois no mundo já se houvia falar das motocicletas com motores a combustão, e estavam tendo procuras, na época era a sensação. Com isso Roper com sua experiencia de mais ou menos 30 anos o deixava livre para desenvolver e aperfeiçoar seu propulsor a vapor, foi em 1896 que ele exibiu ao publico sua nova moto podemos chama-lá de "Roper 96" (lembrando que esse nome não é o original, já que não se tem registro do nome, eu só estou identificando.), ela reaproveitava o carvão em um compartimento que ao mesmo tempo reduzia o mal cheiro, mas o barulho persistia.
Sylvester Howard Roper, e sua moto.
E a parte que todos gostam começa agora, a guerra pra ver quem é o melhor. A ideia assim como outra qualquer se espalhou pelo mundo, America, Asia, Europa, todos queriam desenvolver seu meio de transporte de duas rodas também, assim como a bicicleta.