sexta-feira, 26 de março de 2021

A Origem da Motocicleta (Parte III)

 Continuando com a história, em 1902 a  motoneta foi inventada pelo francês Gauthier, que também se propagou com o nome Vespa. Não entrarei em detalhes sobre como é esse tipo de moto pois falarei dela mais a frente. Começou a ser fabricada em 1914 e logo teve seu auge entre os jovens, foi produzia para uso urbano, como a potencia é fraca, os jovens principalmente as mulheres, sem ser machista, mas é a parte da história a vespa hoje abrange um publico muito maior do que os do período da guerra.

Nova Vespa

E assim a Origem da motocicleta é contada por muito, inclusive agora por mim também, acredito que vocês achavam que a moto mais popular no lançamento do veículo era uma HD ou Indian. A partir de agora podemos ir a fundo em diversos assuntos sobre motocicletas.
Caricatura



 

quarta-feira, 17 de março de 2021

A Origem da Motocicleta (Parte II)

 Recapitulando um pouco, falei no post anterior uma direta e pequena história do inicio da motocicleta. E agora continuarei essa resenha que pra muitos é um estilo de vida.

Após Roper ter se mostrado ao mundo, não se conteve e foi para uma pista de corrida, Charles River. Onde desafio alguns pilotos de bicicleta contra a sua invenção melhorada, aos 73 anos Roper atinge uma media de 48 km/h na pista de madeira, hoje essa velocidade não é muita coisa, mas, na época isso era imaginável, não contente com com o seu resultado, tentou uma volta mais rápida foi quando uma falha mecânica ocorreu na parte frontal da motocicleta ele foi jogado para fora da pista onde chegou a óbito, mas o legista disse que ele não morreu da queda e sim de um infarto. E após isso as competições aumentaram, alguns competiam pelo conhecimento e outros pelo financeiro.

Na Alemanha é dito que o inventor da motocicleta é o mecânico Gottlieb Wilhelm Daimler, já que pra muitos a invenção de Roper não era uma motocicleta, e sim uma bicicleta com um motor a vapor de carvão.

Gottlieb Wilhelm Daimler

Gottlieb Wilhelm e Wilhelm Maybach juntos construíram uma moto com quadro e rodas de madeira onde seu propulsor mecânico era um motor de combustão interna em 1885, explorava 0,5 cv de potência e chegava a a um top speed de 18 km/h. Em testes seguintes Daimler usou um novo motor, criado por Nikolaus August Otto. Foi o motor que deu origem a um assunto de física, o Ciclo de Otto, criado em 1976 o o primeiro motor a combustão interna de quatro tempos era um estouro pra época.

Wilhelm Maybach

   Daimler que já tinha trabalhado para Otto, pegou esse motor e colou em sua invenção, sendo assim para alguns historiadores, a primeira Motocicleta da história. Mas ainda sim, a de Roper ainda era ha mais veloz.

Hildebrand e Wolfmüller  apresentaram a primeira motocicleta fabricada em série com fins comerciais em Munique 1894. Fazendo assim com que todos aqueles que queriam aumentar suas riquezas investissem no novo meio de transporte. Mas a fabricação das motos deles acabaram em 1897. Hoje são motos raras e de valores altíssimos. No mesmo ano do fechamento da produção, em París dois irmãos, conhecidos como irmãos russos, colocaram um motor sobre a roda dianteira de uma bicicleta, sua produção teve inicio em 1897.

Hildebrand Wolfmüller 1894