Imagem de como seria os modelos das primeiras bicicletas. |
Como vimos acima a bicicleta quem começou com a brincadeira. A motocicleta ou motociclo, entre vários outros nomes, nada mais é que uma bicicleta modificada e cheia de anabolizante se assim posso dizer. A moto popularmente conhecida, é um veículo de duas roda, que por seguinte tem as categorias de três ou quatro rodas, são os triciclos e quadriciclos. Capaz de atingir grandes velocidades rapidamente, a moto hoje ainda é um tabu pra muita gente, fazendo assim que uma má fama se erga em cima do veículo. Mas vamos lá!
Tudo começou nos anos vinte do século XIX, quando o escocês Kirkpatrick McMillan descobriu uma forma de tracionar a roda traseira, fazendo assim os ciclistas equilibrarem-se sem por o pé no chão, daí em diante se deu inicio a evolução da bicicleta.
Kirkpatrick McMillan |
E nos Estados Unidos por volta de 1867, um inventor estadunidense Sylvester Howard Roper desenvolveu o motor de cilindros a vapor, nascia assim considerados por muitos a primeira motocicleta. A moto na época que foi criada, era considerada muito perigosa, barulhenta e fedida, assim ela é descrita pela história, assustava as pessoas daquela época, principalmente os animais das carruagens dos poderosos. Com o passar dos ano Roper foi aperfeiçoando a sua invenção.
E em 1895 ele aperfeiçoou a sua "bicicleta a vapor", pois no mundo já se houvia falar das motocicletas com motores a combustão, e estavam tendo procuras, na época era a sensação. Com isso Roper com sua experiencia de mais ou menos 30 anos o deixava livre para desenvolver e aperfeiçoar seu propulsor a vapor, foi em 1896 que ele exibiu ao publico sua nova moto podemos chama-lá de "Roper 96" (lembrando que esse nome não é o original, já que não se tem registro do nome, eu só estou identificando.), ela reaproveitava o carvão em um compartimento que ao mesmo tempo reduzia o mal cheiro, mas o barulho persistia.